BLOG DO EDY: EXÉRCITO EXPLICA OPERAÇÃO PERFURAÇÃO DE POÇOS

sexta-feira, 11 de abril de 2014

EXÉRCITO EXPLICA OPERAÇÃO PERFURAÇÃO DE POÇOS

O Exército Brasileiro apresenta nesta segunda-feira (14), durante entrevista coletiva, detalhes da operação que vai perfurar mais 200 poços profundos em 20 municípios cearenses. A perfuração dos poços faz parte da Operação Pipa. O evento será às 9 horas, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros.

O investimento será de R$ 8,8 milhões, segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Coronel Claudemir Rangel. “A quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d'água que temos aqui no Comitê da Seca para acompanhar essas demandas”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário e Coordenador do Colegiado, Nelson Martins. O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA).

Os municípios beneficiados são Crateús, Nova Russas, Quiterianíopolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca, Itatira e Ererê. O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012.

Na ocasião, a Defesa Civil do Ceará também vai apresentar detalhes da operação que vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. De fevereiro a novembro de 2013, a Defesa Civil Estadual já limpou, bombeou e instalou 317 poços profundos, com 60 dessalinizadores e 257 chafarizes, tendo investido R$ 13,34 milhões.

O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador estadual do Comitê, Nelson Martins, agradeceu a contribuição do Exército Brasileiro, tanto na perfuração de poços profundos como na Operação Carro-Pipa. “Estamos contando com a importante colaboração do Exército Brasileiro nessas operações que são fundamentais para o atendimento emergencial das famílias que mais precisam”.

O secretário destacou ainda que o Programa Água para Todos e o projeto São José III são os programas que vão universalizar o abastecimento no Ceará até o final de 2014, atendendo a meta definida pelo Governo do Estado.

Serviço 
9h – Reunião do Comitê Integrado da Seca – apresentação da Operação de Perfuração de Poços no Ceará pelo Exército Brasileiro 
Local: Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – Rua Oto de Alencar 215  – Jacarecanga


 Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário